Política

Ministério Público pede que TRF decida se ministro Ricardo Salles será afastado

Ação ainda não foi analisada pela 8ª Vara Federal no Distrito Federal

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/09/2020 às 12:39
Antonio Cruz/Agência Brasil
FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal recorreu nessa segunda-feira (28) ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região para decidir sobre o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A ação ainda não foi analisada pela 8ª Vara Federal no Distrito Federal (DF), mesmo tendo sido enviada desde julho. 

Segundo a petição encaminhada pelo Ministério, a permanência de Salles traz consequências à proteção ambiental. “A permanência do requerido Ricardo Aquino Salles no cargo de ministro do Meio Ambiente tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo alarmante aumento do desmatamento, sobretudo na Floresta Amazônica”, disse o Ministério Público.

Trecho da petição

Em um trecho da petição, o Ministério Público fala que “caso não haja o cautelar afastamento do requerido do cargo de ministro do Meio Ambiente, o aumento exponencial e alarmante do desmatamento da Amazônia, consequência direta do desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente, pode levar a Floresta Amazônica a um ‘ponto de não retorno’, situação na qual a floresta não consegue mais se regenerar”.

*Com informações do Correio Braziliense