MPPE

Câmara de Vereadores de Sanharó é alvo de operação; presidente foi afastado do cargo

Ação também foi realizada em Pesqueira e Poção

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 30/09/2020 às 8:12
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Polícia Militar de Pernambuco e o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) estão realizando uma operação de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (30) em Sanharó, Pesqueira e Poção, no Agreste do estado.

Os alvos da ação são a sede da Câmara de Vereadores de Sanharó e membros e servidores do Poder Legislativo suspeitos de realizar contratações fraudulentas por meio de dispensa de licitação.

De acordo com as investigações, o presidente da Câmara de Vereadores e um assessor teriam fracionado contratações abaixo do valor limite para a realização de licitação a fim de contratar três pessoas da mesma família para o serviço de alimentação do portal da transparência do Legislativo municipal.

A Justiça atendeu o pedido do Ministério Público e decretou o afastamento do presidente da Câmara e do assessor. Além disso, eles foram proibidos de adentrar as dependências do Legislativo.

Os responsáveis pela alimentação do portal da transparência prestavam o serviço através de microempresas individuais, que não possuíam registro para esse tipo de atividade.

Apreensões

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco teve acesso à sede da Câmara de Vereadores. Pastas com documentos, computadores e um pen drive foram apreendidos. Nas casas dos investigados foram apreendidos computadores, tablets, celulares e pen drive.