menu

Número de congressistas nas Eleições 2020 é o menor em 30 anos

Somente 69 deputados federais e dois senadores, de um total de 594 congressistas, tentarão ocupar, em 2021, as funções de chefe ou vice do Executivo

Urna eleitoral
Somente 69 deputados federais e dois senadores, de um total de 594 congressistas, tentarão ocupar, em 2021, as funções de chefe ou vice do Executivo (Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil/Agência Brasil)

Conforme dados apresentados pela Câmara dos Deputados e do Senado, o quantitativo de senadores e deputados federais que irão concorrer a cargos de prefeito e vice nas Eleições 2020 é menor dos últimos 30 anos. Somente 69 deputados federais e dois senadores, de um total de 594 congressistas, tentarão ocupar, em 2021, as funções de chefe ou vice do Executivo.

Em números reais, a redução no tocante ao quantitativo deste tipo de candidato corresponde a 14,5% em comparação com as eleições de 2016, quando 83 parlamentares concorreram a um cardo de prefeito ou vice. Tal soma ainda representa a menor desde 1992, de acordo com o histórico de candidaturas de deputados federais e senadores realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

PT

Em 2020, a legenda com o maior volume de candidatos a prefeitos e vice-prefeitos, através de congressistas, é o Partido dos Trabalhadores (PT) com nove nomes confirmados. O partido, disputa prefeituras como a do Rio de Janeiro, com Benedita da Silva, e a de Recife, com Marília Arraes.