Economia

Mais cidades do interior de Pernambuco têm avanço na retomada de eventos

Mais 58 municípios estão avançando, da 8ª para 9ª etapa em relação ao Plano de Convivência com a Covid-19

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 05/10/2020 às 11:37
Divulgação
FOTO: Divulgação

Devido à queda no que se refere ao contágio do novo coronavírus em Pernambuco, sob a análise da Secretaria Estadual de Saúde, mais 58 municípios do Estado estão avançando, a partir desta segunda-feira (05), da oitava para a nona etapa em relação ao Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco.

Isso significa dizer na prática que se encontra autorizada a retomada dos eventos culturais e sociais, limitados para um público de até 100 pessoas ou 30% da capacidade dos espaços (o que for menor). Esse avanço permite que equipamentos culturais, como cinemas e teatros, também podem voltar a funcionar sob a adoção de novos protocolos de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação.

Ao todo, cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) estão avançando para esta nova fase. Além da retomada de eventos com as limitações citadas, também se encontra permitida a ampliação do horário e a capacidade dos serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, todas as regiões de Pernambuco já se encontram na fase verde do plano de retomada econômica. “Entramos na fase verde, um avanço muito importante, hoje pelo menos todas as regiões estão na Etapa 8 e outras na 9. Os dados continuam a demonstrar queda, permitindo avançar”.

Geres

As geres têm como cidades polos Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. Em relação ainda aos eventos, os sociais (como casamentos e festas) e os culturais (como cinemas, teatros e apresentações) poderão ser realizados neste momento com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor), além de um horário limitado das 6h à meia-noite.