Saúde

Saiba os possíveis riscos ao ter contato com as sementes misteriosas

O ministério está recomendando a população para não abrir encomendas recebidas pelos Correios com este tipo de produto

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 05/10/2020 às 11:11
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

Ação de marketing, tática para camuflar compras falsas, bioterrorismo? Muitas têm sido as teorias em relação às espécies de sementes que têm sido enviadas pelos Correios às casas de brasileiros e de outros moradores espalhados pelo mundo. De com informações do Ministério da Agricultura, até o presente momento, a pasta já registrou 36 remessas de sementes ou plantas.

Em paralelo à China, ainda têm surgido como remetentes, países como Malásia e Hong Kong, ou seja, também asiáticos. O ministério está recomendando a população para não abrir encomendas recebidas pelos Correios de pacotes de sementes misteriosas. Caso o destinatário venha a receber tal produto do exterior, a pasta federal solicita que seja feita o repasse do produto para uma das unidades do Ministério da Agricultura no estado de sua origem.

Possíveis riscos

Especialistas em Agricultura vêm alertando para as recomendações a serem adotadas nos casos de recebimento de sementes misteriosas. Quais são os riscos ao ter contato com as sementes misteriosas? Evite jogá-las no lixo, no vaso sanitário ou descartá-la em qualquer ambiente, porque correm risco de germinar e se propagar sem nenhum controle.

Essas sementes, ou outras partes de plantas, podem ser de ervas daninhas, que se espalham sem controle. Ou mesmo podem conter vírus, fungos ou bactérias, capazes de infectar e provocar danos à nossa produção vegetal.