Data

8 de outubro: Dia do Nordestino; Veja curiosidades

Um excelente cenário para se conhecer um pouco mais sobre as culturas e os costumes dos nordestinos correspondem às feiras

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 08/10/2020 às 15:24
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior


Oito de outubro é a data reservada no calendário nacional para se comemorar o Dia do Nordestino. Da Bahia até ao Piauí, o certo mesmo é que o nordestino é conhecido em todo o Brasil por suas características de fibra, luta e também de muita alegria por viver numa das regiões mais visitadas do país

O povo nordestino tem como privilégio o vivenciar das belezas naturais da região, da culinária rica em temperos e pratos saborosos, sem falar no linguajar próprio, que realça ainda mais o orgulho de se pertencer a essa área territorial do país.

Embora, conforme ressaltou o especialista em Língua Portuguesa, Menelau Júnior, ainda há quem possua preconceito para com a linguagem nordestina.

“Muita gente, com uma visão preconceituosa deturpa as coisas e chega a taxá-la como linguagem de nordestino, porém esse preconceito linguístico advém de um preconceito social. Mas no ponto de vista linguístico, o linguajar nordestino nada mais é do que mais um enriquecimento da língua brasileira”.

Vale ressaltar que a presença do nordestino não se limita apenas a uma determinada área territorial. Ela também se faz presente em todas as regiões brasileiras, bem como em várias partes do mundo. Um excelente cenário para se conhecer um pouco mais sobre as culturas e os costumes dos nordestinos correspondem às feiras, exemplo disso, é a Feira de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Por lá, o programa Cotidiano da TV Jornal Interior conversou com a consultora de imagem Thaís Oliveira. Neste dia 8 de outubro, ela chamou a atenção para a importância de se tentar valorizar as tradições nordestinas.

“A nossa cultura, a nossa arte precisa ser valorizada. Por exemplo, estamos aqui na Feira do Artesanato, onde há uma variedade enorme de produtos em renda, couro, ou seja, vários itens que podemos usar na hora de se vestir”, destacou.

Veja vídeo