Ação policial

Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro em Pernambuco

Operação é realizada também em outros estados

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/10/2020 às 9:21
 DIVULGAÇÃO/PF
FOTO: DIVULGAÇÃO/PF

Polícia Federal (PF) está realizando, durante a manhã desta sexta-feira (9), a operação denominada "Amphis" para investigar doleiros que atuam no Recife, outras capitais e também na Flórida, nos EUA. A ação mira suspeitas de crimes de evasão de divisas, manutenção de instituição financeira clandestina, falsidade documental, descaminho e lavagem de dinheiro. Ao todo, 60 policias estão participando.

De acordo com a PF, o grupo teria movimentado mais de R$ 200 milhões nos últimos dez anos no Brasil, abrindo contas bancárias com documentos falsos ou usando empresas “fantasmas”.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. A Justiça Federal de Pernambuco decretou o sequestro de imóveis e veículos, além do bloqueio de contas dos investigados e de empresas “fantasmas”. Os alvos da operação são três doleiros do Recife.

A operação também está sendo realizada nos municípios de Goiânia, em Goiás, São Paulo, Fortaleza, no Ceará, e Rio de Janeiro. 

A polícia está colhendo documentos e arquivos digitais que serão analisados pela equipe de investigação da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal em Pernambuco.