Economia

Cursos profissionalizantes em alta após retomada das atividades econômicas

Com a retomada também das atividades das escolas e faculdades, os cursos profissionalizantes também tiveram início

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 10/10/2020 às 11:38
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O número de desempregados nos municípios brasileiros saltou de forma vertiginosa após a pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), somente de abril a junho deste ano, no território nacional, 8,9 milhões de trabalhadores perderam o emprego. Especificamente em Pernambuco, atualmente, mais de 1 milhões de profissionais se encontram desempregados.

Mas após a retomada das atividades econômicas no Estado, setores como o comércio e a indústria voltaram a contratar, entretanto a procura por trabalhadores tem se concentrado um pouco mais naqueles que possuem capacitação.   

Com a retomada também das atividades das escolas e faculdades, os cursos profissionalizantes também tiveram início. Só no Senai Caruaru, no Agreste pernambucano, quatro cursos foram iniciados: Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Vestuário, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Manutenção Automotiva. 

"Estamos percebendo que o mercado está voltando a reagir, entretanto a indústria, por exemplo, vem contratando àqueles trabalhadores que possuem qualificações profissionais. Então, é imprescindível que os candidatos às vagas possuam formação técnica. O Senai oferece cursos de qualificação, aperfeiçoamento e técnico", destacou a gerente do Senai, Elisângela Souza.

Bom exemplo

Após ingressar num curso técnico, Matheus Cavalcante viu a sua carreira profissional deslanchar. Ele possui uma oficina referência na região Nordeste. "Me formei em 2009 em Mecânica Automotiva, trabalhei em outra oficina, e há três anos, trabalho no meu negócio próprio. No curso técnico peguei gosto pela profissão e recomendo a todos os interessados a buscar a qualificação".

Veja vídeo