O ex-prefeito de Flores, no Sertão de Pernambuco, Arnaldo Pedro da Silva, foi preso pela Polícia Federal na tarde dessa quarta-feira (14). Ele exerceu o mandato na cidade nos anos 1992 a 1996 e 2001 a 2004.
Segundo a Polícia Federal, o homem é suspeito de desviar recursos públicos em proveito próprio ou alheio destinados ao convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para melhoria habitacional no município para o controle da doença de Chagas.
As investigações da PF indicaram a execução de apenas 51% do objeto previsto, embora o pagamento tenha sido feito integralmente à empresa contratada.
Condenação
O ex-prefeito foi condenado pela Justiça Federal pela prática de crimes de responsabilidade. As penas são de oito anos de reclusão em regime fechado e inabilitação para o exercício de cargo ou função pública por cinco anos, além da reparação do dano causado aos cofres públicos, que ultrapassavam os R$ 400 mil em 2016.
O homem foi levado para realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), e está custodiado na Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro.
Na manhã desta quinta-feira (15), ele será levado para comparecer a audiência de custódia na Justiça Federal de Serra Talhada. Se a prisão foi confirmada, ele será levado para o estabelecimento prisional, onde ficará à disposição da Justiça Federal.