Clima

Altas temperaturas e tempo seco exigem cuidados com a saúde

É necessário se hidratar mais neste período

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/10/2020 às 16:40
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Conhecida como a estação das flores, a primavera é um período de transição do inverno para o verão, e envolve mudanças na temperatura. O tempo mais quente pode refletir na saúde da população, principalmente em áreas como o semi-árido brasileiro, que fica mais seco neste período do ano.

Com a umidade do ar mais baixa, é preciso tomar alguns cuidados, como beber muita água. De acordo com o clínico geral André Muniz, a mudança do clima pode favorecer o desencadeamento de doenças respiratórias, como asma e algumas alergias. "É importante que as pessoas se hidratem bem, procurem ambientes arejados e o máximo possível evitar a exposição ao sol, até pelos riscos de câncer de pele, e sempre que possível lavar as narinas com soro fisiológico", orienta.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, os cuidados precisam ser redobrados, já que a população deve seguir os protocolos de segurança contra a covid-19, como o uso de máscaras faciais.

Clima

O gerente de meteorologia e mudanças climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira, faz uma análise do clima e do tempo seco no Estado. "Os meses de setembro, outubro e novembro são os meses mais secos em Pernambuco, principalmente para o semi-árido, que corresponde ao Sertão e ao Agreste, porque o seu período chuvoso termina em maio. Todo o Estado está seco, essas duas áreas estão mais secas ainda", explica.

Veja na reportagem da TV Jornal Interior: