O arquipélago Fernando de Noronha teve um aumento de casos de coronavírus (covid-19) após reabrir para turistas. A retomada do turismo começou em 1º de outubro. No boletim de 29 de setembro foram registrados 119 casos da doença. Na quinta-feira (15) foram 126 novos casos notificados, sete casos a mais durante o intervalo de 16 dias.
Nessa quinta, um caso da doença foi confirmado. Trata-se de uma pessoa que trabalha em uma empresa da ilha.
Segundo o boletim, cinco pacientes estão em recuperação. São pessoas que testaram positivo após desembarcar. A entrada de turistas foi permitida no sábado (10). Um turista do Recife testou positivo para o coronavírus após desembarcar no local. Ele ficará isolado na pousada, assumindo os custos da extensão da hospedagem, até que a cura seja comprovada em um novo exame.
Turistas devem apresentar resultado negativo
Todos os turistas que ainda não tiveram coronavírus devem apresentar o resultado negativo do exame RT-PCR, realizado no dia anterior ao embarque ou no mesmo dia da viagem.
Os turistas também devem baixar o aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing. Esse app permite a rastrear onde a pessoa esteve durante sua estadia na ilha.
Além disso, outro teste é realizado no Aeroporto de Fernando de Noronha quando o turista está indo embora. Se o teste der positivo, o turista não é impedido de deixar a ilha, porém, o teste é considerado importante para que as pessoas que tiveram contato com ele sejam identificadas.