Cerca de 21,8 mil denúncias de irregularidades em propagandas eleitorais foram recebidas pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O aplicativo Pardal foi criado em 2014 com o objetivo de receber denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais. Atualmente, a ferramenta possibilita detalhar melhor a denúncia.
O intuito é que os tribunais regionais eleitorais (TREs) e o Ministério Público Eleitoral tenham o apoio da população para fiscalizar e combater a corrupção no período eleitoral.
Segundo os dados do TSE, cerca de 17% das denúncias foram enviadas do estado de São Paulo, com 3,9 mil. Pernambuco está em segundo lugar, com 2.258 denúncias. O terceiro lugar é do Rio Grande do Sul, com 2.229 denúncias.
Atualizações
Com as novas atualizações do aplicativo, é possível enviar uma foto e um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada.
Caso a denúncia esteja relacionada a outro tema que não a propaganda eleitoral, o app vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada local. Um link específico será disponibilizado para envio ao MPE de cada estado.
Disparos em massa
O TSE também tem uma ferramenta para denunciar suspeitas de disparos em massa pelo WhatsApp. O aplicativo de mensagens conduzirá uma apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram as políticas do aplicativo, e aplicar as sanções cabíveis.
O disparo em massa é "um procedimento por meio do qual uma pessoa, uma empresa, um robô ou um grupo de pessoas envia uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. O texto dessa mensagem é impessoal, podendo conter links e conteúdos suspeitos, alarmistas ou acusatórios".