Investigação

Mais de 500 casos de sementes misteriosas foram registrados no Brasil

Moradores de todos os estados já receberam as sementes

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 21/10/2020 às 12:30
NOTÍCIA
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter
Leitura:

O Ministério da Agricultura disse nessa terça-feira (20) que já foram registrados 525 casos de pacotes de sementes misteriosas em todo o Brasil. As sementes chegaram às residências de brasileiros mesmo sem solicitação.

No início deste mês, o número era de 258 notificações. Os casos começaram a ocorrer no País em meados de agosto, e as sementes costumam chegar junto com compras feitas pela internet.

Governo Federal alerta a não abrir pacotes de sementes misteriosas

De acordo com o governo federal, as sementes já chegaram em todos os estados e no Distrito Federal. Os remetentes estariam em países como China e Malásia, além de Hong Kong. A China nega ter realizado envios para o Brasil.

As sementes estão sendo analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, localizado em Goiânia (GO). Em outubro, o Ministério da Agricultura informou que foram identificados fungos, ácaros, bactérias e plantas daninhas entre as sementes enviadas.

Perigos

O governo orienta que as pessoas não abram os pacotes de sementes, nem plantem. O material pode ser entregue nos órgãos de defesa agropecuária ou em unidades do ministério no estado.

As sementes também chegaram em locais dos Estados Unidos, e o Departamento de Agricultura do país acredita que os envios estejam relacionados a uma fraude conhecida como "brushing".

A fraude consiste em enviar mercadorias não solicitadas a partir de roubo de dados para registrar compras falsas. Quando a encomenda chega no destino, os golpistas podem fazer avaliações positivas para a própria loja.

Mais Lidas