Astronomia

Lua Azul: entenda fenômeno que acontecerá no Dia das Bruxas

Há duas explicações para o fenômeno

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/10/2020 às 15:18
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Dia das Bruxas de 2020 terá uma atração especial no céu: o fenômeno da Lua Azul. De acordo com o site especializado Time and Date, há duas formas de calcular a data de uma Lua Azul: a Lua Azul sazonal é a terceira lua cheia em uma estação com quatro luas cheias. Já a Lua Azul mensal é a segunda em um mês com duas luas cheias.

Nos 1.100 anos entre 1550 e 2650, devem ocorrer 408 Luas Azuis sazonais e 456 mensais. Isto significa que as Luas Azuis ocorrem a cada dois ou três anos, e que as mensais são mais frequentes do que as sazonais.

Geralmente, há três luas cheias entre cada estação, que é o tempo entre cada solstício e equinócio. Ainda segundo o Time and Date, a Lua Azul sazonal é a definição astronômica original da Lua Azul.

Cor da lua

Apesar do nome, a Lua Azul nem sempre parece realmente azul. Cheia ou não, a lua pode aparecer azul quando a atmosfera está com partículas de poeira ou fumaça, um pouco maiores de 900 nanômetros. As partículas espalham a luz vermelha, fazendo com que a lua pareça azul.