O Procon-SP decidiu notificar a Apple por causa da retirada dos carregadores do iPhone. A gigante de tecnologia anunciou o novo iPhone 12 sem o adaptador de tomada, e disse que a decisão tem relação com a preservação do meio ambiente.
Desta forma, os clientes precisam comprar o carregador à parte, que custa R$ 219 na loja oficial da marca. A nova versão do aparelho ainda não tem data de lançamento para o Brasil.
O Procon pediu que a empresa explique: quais as razões para a decisão comercial da empresa; qual será o custo dos dispositivos ofertados em separado; o que será disponibilizado para que o consumidor recarregue o aparelho e qual a previsão de carregamento com o novo dispositivo; se o consumidor tem alternativa para utilizar outros dispositivos com a mesma função; como se dará o atendimento em garantia.
Carregador antigo
A Apple diz que o consumidor pode usar carregadores que já tenham em casa ou comprar o acessório separadamente. Apesar disto, a porta USB dos aparelhos anteriores ao iPhone 11 é diferente.
O Procon-SP informou que a empresa pediu um prazo até 9 de novembro para responder aos questionamentos. A Apple se pronunciou sobre o assunto.