Frutas

Nova variedade de uva com sabor de morango é testada no Vale do São Francisco

Fruta é resultado de um melhoramento genético

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 29/10/2020 às 11:35
Reprodução/Rádio Jornal Petrolina
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Petrolina

Uma nova variedade de uva com sabor de frutas vermelhas está sendo testada no Vale do São Francisco. A chamada "BRS Melodia" tem cor rosada e é sem sementes. A nova variedade foi produzida na região Sul e está sendo testada em dez áreas produtoras do Vale pela Embrapa Semiárido.

A uva é resultado de um melhoramento genético que foi realizado pelo programa Uvas do Brasil da Embrapa. De acordo com a pesquisadora Patrícia Ritchel, o aroma e o sabor da fruta lembram as características de um morango.

"Essa uva já é recomendada para plantio no Sul do país. Esse ano a gente começou a testar a BRS Melodia aqui no Vale. Ela tem se comportado muito bem, a julgar os primeiros resultados. A grande marca dela é o sabor. É um sabor realmente especial que lembra frutas vermelhas, lembra o morango. É um sabor que tem agradado muito quem experimenta a uva", conta ela.

Otimismo

Os pesquisadores estão otimistas em relação ao desenvolvimento da Uva Melodia na região, já que a fruta tem uma boa colheita no Sul do país.

"A BRS Melodia tem um manejo que lembra muito a uva BRS Vitória. A gente tem pequenas diferenças. Na questão da cor, por exemplo, a gente vai ter que ajustar para poder ficar com uma coloração bonita. Após colheita, ela tem grandes vantagens porque lá no Sul ela mostrou que tem uma boa pós colheita e os resultado preliminares no Vale tem confirmado essas observações", explica.

*Informações da Rádio Jornal Petrolina