Educação

Governo autoriza retomada de aulas do Ensino Fundamental e Educação Infantil na rede privada em PE

Veja o calendário de volta às aulas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/10/2020 às 11:33
Ashlley Melo/SEI
FOTO: Ashlley Melo/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou nessa quinta-feira (29) que está autorizada a retomada das aulas presenciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da rede privada no estado. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa. As atividades presenciais das escolas estavam suspensas por causa da pandemia da covid-19.

O retorno será realizado por etapas, começando no dia 10 de novembro com as turmas dos Anos Finais (6º ao 9º ano). No dia 17 de novembro, as escolas retomam as aulas dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e, no dia 24 de novembro, será a vez dos alunos da Educação Infantil retornarem às aulas.

As instituições de ensino deverão continuar seguindo as normas do protocolo setorial da Educação, respeitando regras de distanciamento social, medidas de proteção e prevenção contra o coronavírus. O protocolo traz pontos como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros em todos os ambientes das escolas, inclusive dos estudantes em sala de aula, lavagem e higienização das mãos e uso do álcool em gel.

“É importante destacar que esse retorno é opcional e, por se tratar de estudantes menores de idade, a decisão de voltar à escola caberá aos pais ou responsáveis. A retomada feita em etapas é importante, pois permite às áreas de saúde e Educação acompanharem o processo. Para a escola também é relevante, pois pode ir se preparando para receber em etapas e em grupos esses alunos. Com isso, a gente pode avançar não apenas no processo de retomada, mas também no cumprimento dos protocolos”, explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Rede pública

Na Rede Pública de ensino, a retomada das aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Finais) continua suspensa. No dia 21 de outubro, as escolas da rede começaram o processo de retomada das aulas presenciais para as turmas do Ensino Médio, com as turmas do 3º ano.

Na terça-feira (27), retornaram as turmas do 2º ano. No dia 3 de novembro voltam as de 1º ano, Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos.