Cirurgia

Homem consegue reimplantar mão depois de aprender a mantê-la em séries de TV

O paciente contou a equipe médica que, durante uma briga, conseguiu pegar a mão do chão, mesmo ensanguentado, e a armazenou numa sacola com gelo

NE 10 Interior
NE 10 Interior
Publicado em 30/10/2020 às 15:54
Divulgação/Hospital Santo Antônio
FOTO: Divulgação/Hospital Santo Antônio

Um homem de 40 anos teve uma das mãos reimplantada, esta semana, após se submeter à cirurgia. Ele sofreu a amputação durante uma briga de bar ocorrida, no município de Blumenau, em Santa Catarina, na região Sul do país. O paciente contou a equipe médica que conseguiu pegar a mão do chão, mesmo ensanguentado, e a armazenou numa sacola com gelo.

Tal técnica foi absorvida após ele ter assistido a séries de TV. "Sempre gostei de ver séries sobre hospitais e quando ocorreu o crime, tive muita cautela e não entrei em desespero. Literalmente posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante, pois quando todos da minha família estavam desesperados, eu consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois no gelo", contou à equipe o paciente, que preferiu não ter a identidade revelada.

Cirurgia

Além dos ossos, a equipe médica recuperou duas artérias, cinco veias, 24 tendões e três nervos da vítima. Homem consegue reimplantar mão e a cirurgia demorou seis horas e foi realizada no Hospital Santo Antônio.