Educação

SESI-PE abre 410 vagas gratuitas para Novo Ensino Médio; confira lista

As vagas são para as unidades do SESI Ibura, Paulista, Ipojuca, Caruaru, Araripina e Petrolina, e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro na escola pretendida

NE 10 Interior
NE 10 Interior
Publicado em 30/10/2020 às 16:54
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O SESI-PE está com vagas abertas para o processo seletivo do Novo Ensino Médio, programa que permite ao estudante cursar, gratuitamente, os três anos do Ensino Médio, além de escolher se prefere fazer um curso técnico ou aprofundar os conhecimentos em Matemática ou Ciências da Natureza. Ao todo, estão sendo oferecidas 410 vagas, sendo 230 delas para o curso técnico em Eletrotécnica junto ao SENAI-PE e 180 para os itinerários de formação. As vagas são para as unidades do SESI Ibura, Paulista, Ipojuca, Caruaru, Araripina e Petrolina, e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro na escola pretendida.

Para participar da seleção - SESI-PE abre 410 vagas gratuitas-, o estudante deve possuir no máximo 16 anos completos até 31/12/2020, ser dependente de trabalhador da indústria, de microempreendedor individual (MEI) enquadrado na categoria indústria e instalado em Pernambuco ou de colaborador do Sistema FIEPE. Além disso, o interessado deve comparecer à escola do SESI que deseja estudar, das 8h às 17h, portando o RG, o CPF, o histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental e um comprovante de residência. Os candidatos serão avaliados de acordo com a melhor média geral dos anos concluídos e a relação dos aprovados será divulgada no dia 30 de novembro, nos sites da instituição e no quadro de avisos das escolas.

O Novo Ensino Médio dá autonomia ao estudante escolher entre dois itinerários de formação conforme as áreas de interesse dele: Matemática ou Ciências da Natureza. “Durante as aulas, os alunos terão acesso à educação tecnológica básica e à compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, assim como aprenderão sobre o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura. Também vamos disponibilizar fardamento e material didático gratuito para todos”, comentou a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.

Outro ponto positivo é que a iniciativa inclui a formação técnica que possibilitará aos jovens iniciarem mais cedo a vida profissional. O curso em Eletrotécnica é organizado em sete módulos que correspondem às etapas de formação. “Ao final do 5º módulo, que corresponde ao primeiro semestre do 3º ano, o SENAI emitirá o certificado de saída intermediária de qualificação de Eletricista Instalador Industrial para os alunos que obtiverem a aprovação no módulo. Com a aprovação e a conclusão de todas as etapas do curso ofertado, assim como do Ensino Médio, o jovem terá direito ao diploma de técnico de nível médio em Eletrotécnica”, explicou a diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail. O edital completo está disponível nos sites do SESI-PE e do SENAI-PE.

Confira, quantidade de vagas em cada escola

SESI Ipojuca (Ensino Médio/Técnico em Eletrotécnica): 90 vagas;

SESI Caruaru (Ensino Médio/Técnico em Eletrotécnica): 80 vagas;

SESI Araripina (Ensino Médio/Técnico em Eletrotécnica): 30 vagas;

SESI Petrolina (Ensino Médio/Técnico em Eletrotécnica): 30 vagas;

SESI Ibura: 45 vagas para os cursos do Ensino Médio/Itinerário Matemática e 45 vagas para o Ensino Médio/Itinerário Ciências da Natureza;

SESI Paulista: 45 vagas para o Ensino Médio/Itinerário Matemática e 45 vagas para o Ensino Médio/Itinerário Ciências da Natureza.