Pagamentos

Pix tem 57 mil transferências nas primeiras 24 horas contínuas

Novo sistema chegará para todos no dia 16 de novembro

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/11/2020 às 12:51
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O novo sistema de pagamentos Pix registrou 57 mil transferências nas primeiras 24 horas contínuas, entre as últimas quinta (5) e sexta-feira (6). O sistema chegará para todos em 16 de novembro, mas já está disponível para um pequeno grupo de usuários.

Segundo o diretor-executivo de inovação, produtos e serviços bancários da Febraban (Federação Brasileira de Banco), Leandro Vilain, foram identificados alguns problemas operacionais que já eram esperados para esses dias iniciais.

Uma das falhas ocorreu quando um banco não reconheceu a agência da outra instituição durante a transação por causa de zeros à esquerda.

Porém, apesar das falhas, Leandro Vilain informou que o erro foi corrigido com rapidez.

O que é o Pix

O Pix vai funcionar de maneira parecida com as transferências DOC e TED, mas deve possibilitar um acesso mais simples do que os serviços já existentes.

Além disso, o dinheiro passa do pagador ao recebedor de forma praticamente imediata. O sistema não tem restrições, podendo ser acessado a qualquer hora ou dia da semana.

As transações feitas pelo sistema serão compensadas instantaneamente. Apenas nos casos em que houver suspeita de fraude, os pagamentos ou transferências podem demorar até 30 minutos para serem verificados.

*Com informações do Techonoblog