Eleição

Ana Arraes será a presidente do TCU em 2021

Esta será a segunda vez em 130 anos que uma mulher preside a corte de contas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/12/2020 às 12:06
Agência Câmara
FOTO: Agência Câmara

A ministra Ana Arraes foi eleita nessa quarta-feira (2) a nova presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ela será a segunda mulher a liderar a corte de contas, em 130 anos de história.

Ana Arraes foi eleita por unanimidade, com nove votos favoráveis. Ela exercerá a presidência em 2021, com a possibilidade de reeleição para mais um ano.

"Este momento coroa a minha vida e a minha história. Sou a primeira mulher a presidir o TCU neste século, sendo a segunda na história da Corte de Contas. Espero, com o meu exemplo, servir de inspiração a outras mulheres", declarou a ministra, após ser proclamada presidente eleita.

Ana Arraes disse ainda que em sua gestão, o Controle Externo atuará na via do diálogo e na da fiscalização. O vice-presidente escolhido pelos ministros foi Bruno Dantas, que também exercerá a função de corregedor.

Eleição

Por causa da pandemia da covid-19, as sessões do TCU estão ocorrendo de forma telepresencial. Portanto, os ministros titulares enviaram previamente as cédulas com os votos em sobrecartas lacradas, que foram abertas e colocadas na urna pela procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva.

A contagem dos votos foi realizada e o atual presidente da corte de contas, o ministro José Mucio Monteiro, fez a proclamação dos eleitos.