Saúde

Reino Unido começa vacinação contra covid-19; idosa de 90 anos é a primeira a receber imunizante

"Posso finalmente passar um tempo com minha família depois de estar sozinha na maior parte do ano", disse

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/12/2020 às 8:25
Jacob King/AFP
FOTO: Jacob King/AFP

Uma idosa de 90 anos foi a primeira a receber a vacina contra a covid-19 no Reino Unido, nesta terça-feira (8). O imunizante foi desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer (EUA) e Biontech (Alemanha).

Margaret Keenan recebeu a primeira dose em um hospital em Coventry, região central da Inglaterra. A segunda dose é aplicada em 21 dias.

"Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano", declarou.

A campanha de vacinação do Reino Unido tem como prioridade imunizar maiores de 80 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso. A vacinação de britânicos com mais de 50 anos e de adultos com doenças pré-existentes deve ocorrer em 2021.

Aprovação e aplicação

O Reino Unido adquiriu 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. No total, 20 milhões de pessoas serão imunizadas, já que cada um precisa de duas doses.

A agência reguladora britânica aprovou a vacina na última quarta-feira (2). Apesar da rapidez, a diretora executiva do organismo, June Raine, reiterou que "os mais elevados padrões” internacionais foram aplicados.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse que se trata de um "momento histórico", referindo-se à data como o "Dia V" [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial].

O Reino Unido foi o país europeu mais afetado pela pandemia da covid-19. Foram mais de 61 mil mortos e mais de 1,7 milhão de casos.

*Com informações da RTP