Ano Novo

Réveillon de Caruaru pode ter uso de fogos de artifício com barulho reduzido

Requerimento aprovado na Câmara visa minimizar os efeitos negativos geralmente provocados pelos fogos tradicionais a autistas, gestantes e pets

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 10/12/2020 às 14:08
Pixabay
FOTO: Pixabay

A queima de fogos de artifício no Réveillon é uma tradição antiga do Brasil, mas de uns anos para cá, tal prática tem sido cada vez mais discutida, até com o emprego de medidas, até então, não adotadas. Uma delas tem se referido à utilização, na data, de fogos de baixo estampido, conhecidos popularmente como os "silenciosos" ou de "menor barulho".

Em Caruaru, no Agreste pernambucano, um requerimento apresentado em reunião ordinária realizada, esta semana, na Câmara, solicita à Prefeitura o uso de fogos de baixo estampido, durante a virada de ano na cidade.

Programação de Natal e Réveillon é cancelada em Caruaru

Veja como acalmar cachorros durante queimas de fogos de artifício

Cadela morre abraçada ao dono após ataque cardíaco causado por fogos de artifício

"Quando apresentamos este requerimento, que acabou sendo aprovado por unanimidade, pensamos nos autistas, gestantes e pets, que possuem uma sensibilidade muito grande no tocante aos fogos de alto estampido. A população já tem conhecimento dos efeitos negativos que eles podem proporcionar para os integrantes desses grupos e a nossa intenção não é a de interromper uma tradição que se faz presente na cidade há décadas, mas sim, de propiciar uma adequação, que se faz necessária", explicou o vereador Fagner Fernandes (PDT). 

Após a aprovação na Câmara, o vereador buscará o Ministério Público, bem como a Prefeitura para que tal proposta seja adotada. Mas não deverá ter empecilhos, haja vista que a Fundação de Cultura e de Turismo de Caruaru, se mostrou favorável à demanda, caso haja queima de fogos.

Suspensão

Vale ressaltar que devido à pandemia ainda presente da covid-19, a Prefeitura de Caruaru anunciou, no último dia (30), o cancelamento da programação de Natal e Réveillon do município, em decorrência da continuidade da pandemia da covid-19. Em nota, o município informou que irá focar "todas as atenções para o combate e prevenção do vírus na cidade".