Evento

Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

Evento não será realizado devido à pandemia do novo coronavírus, que permanece no mundo e no país

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 17/12/2020 às 17:37
Flávio Lima/TV Jornal Interior
FOTO: Flávio Lima/TV Jornal Interior

O Carnaval está oficialmente suspenso, no próximo ano, em Pernambuco. A confirmação por parte do Governo do Estado ocorreu, durante coletiva de imprensa realizada, no fim da tarde desta quinta-feira (17), no Recife. A não realização do evento, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, se deve à pandemia da covid-19, que ainda não acabou no mundo e no país.   

 

"Essa não é uma decisão fácil, é com muito pesar que a anunciamos. O Carnaval representa muito mais do que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes reúne, milhões de pessoas", comentou. 

Durante a coletiva, André Longo também chamou a atenção para o fato de que até o próximo mês de fevereiro - período em que o Carnaval 2021 será promovido - grande parte da população brasileira ainda não estará vacinada. 

Além disso, segundo ainda o secretário, o Estado voltou a patamares preocupantes quanto à proliferação da doença e que foram vistos no final de setembro e início de outubro.

"Diante desses dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro, não teremos ainda a maior parte da população vacinada, o Carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco", destacou Longo.

Números

Nesta quinta-feira, Pernambuco confirmou 1.646 novos casos de covid-19. Entre os confirmados nesta quinta-feira (17), 59 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.587 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 203.497 casos confirmados da doença, sendo 28.777 graves e 174.720 leves.

Também foram confirmados 22 óbitos, ocorridos entre os dias 23 de outubro e 16 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.361 mortes pela covid-19.