alimentação saudável

Confira dicas para não cometer excessos com a comida na virada do ano

Nutrólogo oferece opções para balancear a dieta e não sofrer com os prejuízos no ano novo

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 29/12/2020 às 12:58
Reprodução Internet
FOTO: Reprodução Internet

Com as confraternizações do mês de dezembro e a proximidade do fim de ano, é preciso estar atento aos excessos com a comida. O ganho de peso nesta época do ano pode desencadear problemas de saúde. Por isso, é preciso tomar cuidado e balancear o consumo de alimentos fora da dieta.

 > Ano de mudança e tranquilidade: veja o que a numerologia diz sobre 2021

De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros está obeso. É por isso que, com as festas de fim de ano, a preocupação aumenta mais ainda. A obesidade pode causar várias doenças graves que podem levar a morte.

De acordo com o nutrólogo Adriano Marcell, manter o equilíbrio no fim do ano é fundamental para evitar problemas de saúde relacionados à má alimentação.

"Pode-se comer de tudo, mas não uma grande quantidade de comidas. A dica é gastar energia no dia após as ceias e as confraternizações. A alimentação balanceada rica em proteínas, fibras, frutas, verduras, leguminosas. Esse período é ideal para repensar na alimentação e no estilo de vida", orienta Adriano.

Alternativas saudáveis

O nutrólogo orienta ainda a fazer trocas inteligentes na alimentação. Existem diversas alternativas para aproveitar as festas e a comida, como preferir carnes sem molho e sem pele; trocar refrigerantes e as bebidas alcoólicas pelos sucos naturais; escolher acompanhamentos integrais e saladas; não deixar para se alimentar somente à noite na ceia.