Covid-19

Em última coletiva de 2020, Pernambuco anuncia abertura de novos leitos de UTI

Os representantes do Governo do Estado reforçaram os cuidados que a população deve tomar para o fim do ano

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 30/12/2020 às 11:48
Reprodução/Governo de Pernambuco
FOTO: Reprodução/Governo de Pernambuco

Na última coletiva de imprensa realizada pelo Governo de Pernambuco em 2020, foi divulgada a abertura 30 novos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A coletiva realizada nesta quarta-feira (30), participaram o secretário de Saúde, André Longo, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico e o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Roberto Abreu.

Na próxima semana, serão abertos 10 novos leitos no Hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, 10 leitos no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, e 10 leitos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Réveillon: Confira restrições em praias do litoral de Pernambuco

Durante a coletiva, os três secretários alertaram para o crescente aumento dos casos registrados em Pernambuco e pediram a compreensão da população nas comemorações do fim de ano. O reforço nos cuidados será decisivo para as próximas semanas e pode evitar a ocupação total dos leitos de UTI.

“Aglomerações e descuidos fatalmente cobrarão o seu preço, pois terão importante repercussão nas próximas semanas no aumento do contágio, nos casos graves e nas perdas de vidas que ocorrerão aqui no Estado”, alertou André Longo.

Responsabilidade e compromisso da população

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, reforçou que o governo continua trabalhando para garantir assistência à população. Além disso, foram reforçadas as ações do estado para evitar aglomerações em espaços públicos, praias e hotéis em Pernambuco.

Até esta quarta-feira (30), foram fiscalizados 287 bares e restaurantes e foram fechados 19. “Não vamos ceder. Não vamos fechar os olhos. Se for necessário, nós vamos tomar medidas mais duras porque elas serão necessárias”, afirmou Pedro Eurico.

Casos em Pernambuco

Pernambuco confirmou nessa terça-feira (29), 1.778 novos casos da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 48 desses casos são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, demandaram cuidados médicos como internação hospitalar. Já os outros 1.730, 97,3% do total, são de casos leves.

Até agora, Pernambuco já confirmou 217.772 casos da doença, sendo 29.291 graves e 188.481 leves. Com relação às mortes, a Secretaria de Saúde do Estado informou na terça-feira (29) 24 óbitos.

Confira a coletiva