Instituição

Votação para escolha de novo chefe do MPPE ocorrerá nesta segunda-feira (04)

Promotores e procuradores de Justiça poderão votar em até três nomes

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 02/01/2021 às 8:01
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza, nesta segunda-feira (04), eleição para escolha do chefe da instituição para o período entre 2021 e 2023.Promotores e procuradores de Justiça poderão votar em até três nomes. O processo eleitoral e a apuração do resultado serão transmitidos ao vivo no canal MPPE do YouTube.

Confira os nomes e perfis dos candidatos à vaga para novo chefe do MPPE

A votação ocorrerá das 9h até as 17h. Os três candidatos mais votados vão compor uma lista tríplice, que é encaminhada ao governador do Estado, a quem caberá escolher um deles para chefiar o Ministério Público no próximo biênio.

De acordo com a Lei Orgânica do MPPE (Lei Complementar Estadual nº12/1994), podem concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça os membros do MPPE com mais de 35 anos de idade e 10 anos de carreira.

Confira o perfil de cada um dos candidatos


Promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra

Tem 25 anos de carreira de promotor de Justiça e 50 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1994. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela ASCES, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado de 1994 a 1995.

Promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho

Tem 21 anos de carreira como promotor de Justiça e 52 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1992. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Maurício de Nassau/Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE). Atuou como advogado nos anos de 1992 a 1996. Trabalhou como auditor tributário da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco de 1996 a 1998 e como delegado de Polícia Civil de Pernambuco de 1998 a 1999.

Promotor de Justiça Maviael de Souza Silva

Tem 25 anos de carreira como promotor de Justiça e 49 anos de idade. Natural de Brejo de Madre de Deus, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru no ano de 1993. É especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado concursado da Prefeitura de Itapissuma de 1994 a 1995.

Promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira

Tem 15 anos de carreira como promotor de Justiça e 45 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2001 (turma 2000.2). É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), em convênio com o Ministério da Justiça/SENASP, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).