Saúde

Covid-19: Vacinação em PE priorizará mais de 2,8 milhões de pessoas dos grupos de risco

Vacinação será dividida em etapas

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 08/01/2021 às 8:55
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Governo de Pernambuco divulgou uma versão preliminar do plano de vacinação contra a covid-19. A previsão é vacinar mais de 2,8 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco, dividido em quatro etapas.

A superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, disse durante uma reunião com o comitê técnico estadual que o estado seguirá o calendário e o plano de vacinação do Ministério da Saúde.

"Estamos organizando toda a logística de entrega e distribuição dos insumos, além de orientar municípios sobre o uso de estratégia diferenciada para cada grupo prioritário. Para trabalhadores da Saúde e da Educação, por exemplo, sugerimos que a vacina seja feita in loco (nos locais de trabalho desses profissionais)", explicou ela.

Para os idosos, Ana Catarina disse que a vacina poderá ser aplicada em casa ou através do sistema drive-thru.

Etapas

Na primeira etapa, estão inclusos os trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e índios aldeados nas 11 etnias do Estado. Na segunda etapa, serão imunizadas as pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira, serão vacinadas as pessoas com comorbidades.

Ainda de acordo com Ana Catarina, na quarta etapa está prevista a vacinação do grupo composto pelas forças de segurança do Estado, trabalhadores da Educação, caminhoneiros, profissionais do transporte aéreo, pessoas que trabalham no Porto de Suape e no Porto do Recife.

"Estamos apresentando uma versão preliminar do nosso plano, que está sendo submetida ao comitê para aprimoramento e discussão", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Os membros do comitê do estado têm até a próxima semana para finalizar o plano.