Uma moradora da cidade de Messias, em Alagoas, enfrentou um grande desafio na luta pela recuperação da saúde. No mês de dezembro de 2020, dona Clotilde Maria da Silva, de 108 anos, começou a apresentar sintomas de cansaço e despertou a preocupação da família.
Quando Clotilde foi à farmácia fazer o teste para Covid-19, a saturação dela estava baixa e a idosa foi encaminhada a um posto de saúde. Lá ela fez um teste rápido, que apresentou resultado positivo para o coronavírus.
Foi então que a idosa precisou ser encaminhada à capital alagoana, Maceió, e foi internada em uma UPA e depois no Hospital Metropolitano de Alagoas. Clotilde não chegou a ser intubada, mas precisou respirar com ajuda de aparelhos de oxigênio em alguns momentos.
"Ela foi internada no dia 21 de dezembro. Passamos o Natal e o Ano Novo juntas. Eu não saí do lado dela em nenhum momento. Acho que foi uma das maiores preocupações que eu tive, sabe?” disse a neta de Clotilde, Simone da Silva, em entrevista à Folha.
Reencontro
Depois de receber alta médica, a família inteira comemora a recuperação de Clotilde. A idosa está na casa de uma das filhas em Maceió e voltou a fazer algo que sempre gostou: cantar.