recuperação

Idosa de 108 anos se recupera da Covid-19 e recebe alta no nordeste

Clotilde Maria venceu o coronavírus depois de passar dias internada

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 08/01/2021 às 12:09
Catarina Magalhães/Sec. de Saúde de Alagoas
FOTO: Catarina Magalhães/Sec. de Saúde de Alagoas

Uma moradora da cidade de Messias, em Alagoas, enfrentou um grande desafio na luta pela recuperação da saúde. No mês de dezembro de 2020, dona Clotilde Maria da Silva, de 108 anos, começou a apresentar sintomas de cansaço e despertou a preocupação da família.

Quando Clotilde foi à farmácia fazer o teste para Covid-19, a saturação dela estava baixa e a idosa foi encaminhada a um posto de saúde. Lá ela fez um teste rápido, que apresentou resultado positivo para o coronavírus.

Foi então que a idosa precisou ser encaminhada à capital alagoana, Maceió, e foi internada em uma UPA e depois no Hospital Metropolitano de Alagoas. Clotilde não chegou a ser intubada, mas precisou respirar com ajuda de aparelhos de oxigênio em alguns momentos.

"Ela foi internada no dia 21 de dezembro. Passamos o Natal e o Ano Novo juntas. Eu não saí do lado dela em nenhum momento. Acho que foi uma das maiores preocupações que eu tive, sabe?” disse a neta de Clotilde, Simone da Silva, em entrevista à Folha.

Reencontro

Depois de receber alta médica, a família inteira comemora a recuperação de Clotilde. A idosa está na casa de uma das filhas em Maceió e voltou a fazer algo que sempre gostou: cantar.