Viagem

Verão: durante a pandemia Nordeste é o destino preferido

As capitais são as escolhidas dos brasileiros para o verão

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 12/01/2021 às 17:39
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Mesmo com a pandemia e a alta de casos do coronavírus, o Nordeste é a principal escolha dos brasileiros neste verão. Os destinos nacionais são a preferência, em meio as restrições para cruzeiros e viagens internacionais. De acordo com pesquisa do TRVL LAB (Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens), 31,85% dos brasileiros pretendem visitar o Nordeste brasileiro, seguido de praias regionais (14,01%), Serra Gaúcha (7,64%) e Rio de Janeiro (6,69%).

Entre os locais mais buscados nas agências de viagens, durante dezembro e janeiro estão, as cidades de Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Na temporada anterior, as localidades preferidas incluiam Orlando (EUA) e o cruzeiro Navio Soberano.

Porto Seguro, no litoral baiano, estava no segundo lugar do ranking e caiu para o terceiro. Isso se deve a diminuição de voos fretados, durante a pandemia. Os outros destinos nordestinos são capitais estaduais localizadas no litoral, com malha aérea mais desenvolvida.

Algumas pessoas, principalmente aquelas com faixa etária entre 35 a 44 anos, optaram por cancelar ou adiar viagens, responsável por 28% dos embarques. Em segundo lugar, aparecem os clientes de 25 a 34 anos, com 23%. Na temporada passada, as pessoas acima de 55 anos tiveram maior peso no fluxo, respondendo por 28% do total, seguidas por aquelas de 35 a 44 anos, com 26%.