Saúde

Como ter uma vida mais saudável? Profissional dá dicas

Em entrevista ao Consultório com Samara Pontes, especialista aponta que é preciso começar por onde é possível

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 13/01/2021 às 16:45
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O médico, especialista em nutrologia esportiva Samuel Feitosa participou nesta quarta-feira (13) do programa Consultório com Samara Pontes na Rádio Jornal Garanhuns. Durante a entrevista, o profissional abordou o tema da metas que boa parte das pessoas fazem no início do ano, com relação à uma vida mais saudável.

Questionado sobre a realidade de muitos brasileiros que não conseguem ter acesso à profissionais nutrólogos ou nutricionistas pelo SUS, Samuel deu dicas de como seguir uma alimentação saudável em casa e gastando pouco. "O primeiro ponto é: se você é uma pessoa sedentária, comece a praticar alguma atividade física. O ideal é que seja diária ou pelo menos cinco vezes na semana." Já com relação a mudança na alimentação, o médico aconselha cortar os alimentos supérfluos, que só consumimos por prazer: "A sua dieta começa no momento em que você vai ao supermercado escolher o que você vai ter em casa. Não é preciso mudar tudo da água para ao vinho, [como por exemplo], ir reduzindo o açúcar do café, comer mais vegetais, trocar alimentos fritos por alimentos grelhados, entre outros", pontuou.

A entrevista também discutiu o tema da obesidade, uma doença que precisa de um olhar mais cuidadoso especialmente na pandemia. "Hoje nós temos ferramentas eficazes e seguras para o tratamento da obesidade. [...] É uma doença crônica que exige um tratamento médico e que infelizmente o próprio paciente tende a negligenciar", explicou Samuel.

O médico ainda disse estar surpreso com a demanda neste início de 2021, diferente do ano passado. Segundo ele, as pessoas estão procurando mais os profissionais para seguir uma dieta, talvez até por causa da pandemia e os meses que ficaram "perdidos" para muita gente. "Teve uma demanda reprimida em 2020 e agora as pessoas estão querendo correr atrás do prejuízo.", enfatizou.

Veja entrevista completa e saiba como ter uma vida mais saudável