Vacina

Covid-19: saiba quais os documentos necessários para tomar a vacina

Cidadãos que vão receber a dose da vacina devem providenciar a documentação

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 13/01/2021 às 16:15
Divulgação/Ministério da Saúde
FOTO: Divulgação/Ministério da Saúde

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou na segunda-feira (11) que após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, a aplicação deve começar em até quatro dias. Para que possa haver um controle sobre quem já recebeu o imunizante, alguns documentos são necessários.

 

As primeiras doses serão destinadas aos grupos prioritários, como profissionais que atuam na linha de frente do combate a pandemia, idosos e pessoas com comorbidades. Esse primeiro grupo e os próximos devem apresentar o Cartão do SUS, o Cartão Nacional de Saúde (CNC) ou o CPF, dessa forma é possível unificar o histórico de um paciente na rede pública de saúde. Mesmo que o cidadão não apresente os documentos quando for tomar a vacina, ele poderá ser vacinado.

Segundo o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, todos os dados dos brasileiros vacinados serão inseridos Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). A plataforma vai registrar informações como o local onde cada um foi vacinado, o número de CPF ou do Cartão SUS, a data de nascimento, data da vacinação, nome da vacina e do fabricante, assim como tipo de dose, número de lote e validade do imunizante.

Confira como emitir o Cartão do SUS

Para emitir o cartão do SUS é preciso ir até uma unidade do serviço ou uma Secretaria de Saúde Municipal, com o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, o número do PIS/PASEP caso a pessoa o tenha. Em alguns casos também pode ser exigido um comprovante de residência.

É possível emitir uma segunda via em qualquer unidade de saúde ou através da internet. Para fazer o pedido online, basta acessar o portal do SUS ou o aplicativo Conecte SUS.