Vacina

Adiado voo de aeronave que vai sair de Pernambuco para buscar 2 milhões de vacinas da Covid-19

O avião sairia do Aeroporto do Recife nesta quinta-feira (14), às 23h com destino a Mumbai, na Índia

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 14/01/2021 às 11:30
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Com previsão de decolagem para as 23h desta quinta-feira (14), saindo do Aeroporto do Recife, o voo com destino a Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foi adiado. A aeronave deve decolar somente na sexta-feira (15), às 23h.

 > Avião decola de Pernambuco para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

A administração do aeroporto, a Aena, confirmou a informação. A aeronave será um Airbus 330neo, da companhia Azul Linhas Aéreas, e vai buscar o imunizante da AstraZeneca/Oxford, que foi adquirido pelo Ministério da Saúde. Por meio de nota, a Azul disse que o adiamento se deu por "questões logísticas internacionais".

O retorno do avião estava previsto para o próximo sábado (16), mas com o adiamento a volta da aeronave também deve ser postergada. O Airbus deve trazer de volta para o Brasil uma carga de vacinas produzidas pelo laboratório Serum, estimada em 15 toneladas.

Anvisa deve decidir sobre uso emergencial de vacinas contra covid-19 no domingo

Trajeto

A aeronave com destino a Mumbai decola na tarde desta quinta-feira da cidade de Campinas, em São Paulo, com destino a Recife. O trajeto até a Índia, para buscar as vacinas da Covid-19, tem 12 mil quilômetros e duração prevista de 15h.

Ao retornar, o avião deve aterrissar no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas pelo Ministério da Saúde.