Por causa do colapso no sistema de saúde provocado pela pandemia da Covid-19, o estado do Amazonas enfrenta uma crise pela falta de cilindros de oxigênio. Devem ser transferidos 235 pacientes da cidade de Manaus para outros estados por causa da dificuldade no atendimento.
> Gusttavo Lima diz que fará doação de 150 cilindros de oxigênio para Manaus
> Whindersson Nunes compra oxigênio para pacientes de Manaus e chama famosos para ajudar
Os pacientes começaram a ser levados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (15). O Ministério da Defesa informou que as aeronaves tem como destino Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Hospitais de Goiás, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal também deverão receber pacientes.
Quantidade de leitos e tranaferência
De acordo com o Ministério da Saúde, as tranferências devem ocorrer em duas aeronaves da FAB e já foram garantidos 149 leitos em outros Estados. São 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), 4 em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.
O governos Federal e Estadual não detalharam quantos voos serão necessários para fazer a transferência dos pacientes. Também não foi divulgado o planejamento de quantos dias a operação deve durar.