Na expectativa para o início oficial do Plano de Imunização da Covid-19 no Brasil, um golpe tem chamado a atenção e a Polícia Federal (PF) e ligou o sinal de alerta para os usuários do WhatsApp. Criminosos têm se passado por profissionais do Ministério da Saúde e clonam as contas das vítimas para conseguir dinheiro.
> Vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira, diz Pazuello
> Enfermeira de 54 anos é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil
De acordo com a PF, os criminosos ligam para as vítimas prometendo agendar o recebimento da vacina e utilizam o número para solicitar ao suporte do aplicativo o código de ativação. Em seguida, o usuário recebe um SMS com os dígitos para verificação.
As vítimas têm repassado esse código de verificação aos estelionatários, pensando ser um número de agendamento para receber a vacina. Depois de clonar as contas, os criminosos enviam mensagens aos contatos da agenda dos usuários pedindo transferências em dinheiro.
Como evitar o golpe?
A PF reforça que, por enquanto, não é realizado nenhum cadastro prévio para receber a vacina. O Ministério da Saúde geralmente entra em contato com as pessoas por meio do número 136 ou 00136.
A polícia recomenda ainda que os usuários do aplicativo nunca forneçam o código de ativação a ninguém sob nenhuma hipótese. Isso pode evitar, entre outros problemas, o golpe da vacinação no WhatsApp.