Em meio a crise no sistema de saúde de Manaus, uma nova variante do coronavírus foi identificada no Amazonas. Essa mutação pode ser um dos fatores do aumento nos casos e mortes por Covid-19 no estado. Pesquisadores acreditam que a nova variante é mais transmissível e letal, além de atingir mais os jovens. Segundo registros de óbitos, nos últimos 30 dias, quatro em cada dez vítimas fatais tinham menos de 60 anos no estado.
> Nova variante do coronavírus pode estar por trás de caos no Amazonas
A doença estaria atingindo bebês, crianças, jovens e pessoas sem comorbidade de forma muito violenta, com grande comprometimento do pulmão. A evolução clínica dos pacientes também está sendo muito rápida, com poucos dias já há agravamento da situação e dificuldade para respirar. O vírus está atacando o organismo silenciosamente.
A taxa de transmissão é outro fator que preocupa os médicos, famílias inteiras estão apresentando sintomas ao mesmo tempo e não um de cada vez, como ocorria antes. O que pode explicar a mudança no comportamento da doença são as mutações sofridas pelo vírus, que geraram uma nova variante identificada no estado. A princípio a cepa B.1.1.28, seria capaz de entrar nas células humanas mais facilmente.
Somente estudos mais aprofundados vão poder indicar quais as características dessa variante. Os pesquisadores acreditam que a B.1.1.28 pode ser uma das causas do aumento exponencial de casos de Covid-19 no Amazonas, mas não existem evidências ainda sobre ser mais patogênica.