Consultório

Como cumprir as promessas de ano novo? Especialista dá dicas

A psicóloga Donata Hamada falou sobre os cuidados com a saúde mental ao buscar as resoluções de Ano Novo

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 21/01/2021 às 9:01
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Todo início de ano é comum as pessoas colocarem metas para serem alcançadas ao longo dos meses. Mas como fazer isso diante das incertezas que a pandemia trouxe? Este foi o assunto do programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, nessa quarta-feira (20). A psicóloga Donata Hamada falou sobre os cuidados com a saúde mental e as resoluções de Ano Novo.

A psicóloga deu dicas de como planejar o ano, e, principalmente, cumprir as metas colocadas no papel. "Com a mudança de ano, surgem também novos medos, novas inseguranças e novas metas. Primeiro, a gente precisa saber o que queremos para a nossa vida. Se eu não souber exatamente o que quero, eu não consigo seguir por caminho nenhum. Quero trocar de emprego? Quero voltar a estudar ou viajar? Ok! Então, vamos criar uma rotina pra que tudo fique mais fácil.", pontuou Hamada.

Sobre a importância da rotina, a profissional explica que ter horários definidos para acordar, se alimentar, para trabalhar e lazer é fundamental na nossa organização interna. "A partir do momento que eu sei o que tenho pra fazer naquele dia, fica mais difícil fugir das metas. É importante criar um cronograma de atividades para alcançar determinado objetivo. Tenho que ter uma lista das minhas prioridades e seguir com as metas menores no dia a dia. Dessa forma, criando pequenas metas, as chances de me manter motivado são muito maiores."

E sobre o Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental, quando questionada sobre o aumento nos casos de transtornos mentais em 2020, a psicóloga alerta sobre os dados pesquisados na internet. Segundo ela, as buscas por termos relacionados aos transtornos mentais, durante a pandemia, cresceram em 98% de acordo com o Google Trends. Donata também aconselha às pessoas a procurarem profissionais capacitados na busca por uma melhor orientação. A escuta profissional é de suma importância para o alcance de uma vida melhor.

Quer saber como cumprir as promessas de ano novo? Veja a entrevista completa