Dinheiro

Bolsa Família: confira quem recebe via 'Caixa Tem' na próxima semana

As pessoas que não possuem conta bancária podem receber o pagamento de três formas

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 22/01/2021 às 14:18
Divulgação/PF
FOTO: Divulgação/PF

Em dezembro a Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento do Programa Bolsa Família, com os serviços da Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem). O calendário do Bolsa Família 2021 já foi divulgado. O pagamento do benefício do mês de janeiro começou no dia 18 e vai até o dia 29.

Beneficiários poderão receber Bolsa Família pelo Caixa Tem
>Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021

A abertura das contas digitais para crédito do Bolsa Família está sendo feita de forma automática e escalonada, sem necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências. Os primeiros a receber os recursos via Conta Poupança Social Digital foram os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa.

A partir de segunda-feira (25), os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 6, 7 e 8 começam a receber o Bolsa Família através do 'Caixa Tem'. Confira o calendário:

Dezembro de 2020 - beneficiários com NIS terminado em 9 ou 0
Janeiro de 2021 - beneficiários com NIS terminado em 6, 7 ou 8
Fevereiro de 2021 - beneficiários com NIS terminado em 3, 4 ou 5
Março de 2021 - beneficiários com NIS terminado em 1 ou 3

As pessoas que não possuem conta bancária podem receber o pagamento de três formas:

- Por meio de crédito na conta digital;
- Sacar com o cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão;
- Movimentar os valores pelo aplicativo 'Caixa Tem'.

Como movimentar a conta

A Conta Poupança Social Digital tem limite de movimentação de R$ 5 mil. Para utilizá-la basta usar a mesma senha do cartão social. É possível realizar compras utilizando o cartão de débito virtual e QR Code. O pagamento de contas poderá ser realizado pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. O beneficiário também pode fazer saques com o cartão do Programa Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Cartão de débito virtual

Para utilizar o cartão é preciso entrar no aplicativo e acessar o ícone 'Cartão de Débito Virtual'. Feito isso, o usuário deverá digitar a senha do 'Caixa Tem'. Em seguida, aparecerá o nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança. Ao lado do código, é preciso clicar em 'gerar'. O código de segurança vale por alguns minutos. Para realizar uma nova compra é preciso gerar um novo código. Ainda é possível fazer compras pela internet, aplicativos e sites de estabelecimentos credenciados. 

Pagamento nas maquininhas

A opção 'Pague na maquininha' pode ser utilizada nos estabelecimentos físicos habilitados. Essa opção funciona por leitura de QR Code. Automaticamente a câmera do celular é aberta e basta o usuário apontar o telefone para leitura do QR Code gerado na maquininha do estabelecimento.

Veja calendário de pagamento do Bolsa Família 2021:

Calendário Bolsa Família 2021
Calendário Bolsa Família 2021
Agência Brasil