Uma menina de 10 anos morreu asfixiada na quarta-feira (20), em Palermo, na Itália, enquanto participava de um desafio na rede social TikTok. A menina estava no banheiro de casa, com o celular gravando o "desafio do apagão", que consiste em colocar um cinto no pescoço e ficar sem respirar o maior tempo possível.
O corpo foi encontrado pela irmã, de 5 anos. A vítima foi levada pelos pais ao Hospital Infantil de Palermo, mas não resistiu. A família decidiu doar os órgãos de filha, para salvar a vida de outras crianças.
A Promotoria de Palermo abriu uma investigação por incitação ao suicídio. O celular da menina foi confiscado para investigar se ela mantinha contato com outros participantes, e se alguém a convidou para participar do desafio ou se estava gravando o vídeo para um amigo ou parente.
A plataforma emitiu uma nota afirmando que a segurança da comunidade TikTok é a maior prioridade, além de se colocarem à disposição das autoridades para colaborar com a investigação.
Desafio do apagão
"Blackout challenge", como é conhecido o desafio, viralizou com vídeo de crianças interrompendo a respiração até desmaiar, para experimentar "fortes sensações". Todo ano provoca acidentes, alguns fatais.
Os pais contaram ao jornal La Repubblica que outra irmã, de 9 anos, explicou que a menina estava "jogando o jogo da asfixia". O pai disse ao jornal que só sabia que a filha entrava na rede social para ver vídeos, mas que nunca imaginou uma atrocidade dessas.
* Com informações do JC Online