Emocionante

Enfermeiro abraça paciente com Síndrome de Down para dar oxigênio e foto viraliza

Carinho ajudou paciente a se acalmar

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/01/2021 às 8:40
Mirene Borges Da Silva
FOTO: Mirene Borges Da Silva

A foto de um enfermeiro abraçando um paciente com covid-19 portador de Síndrome de Down para acalmá-lo emocionou a internet e quem estava presente no hospital de campanha de Caapiranga, no Amazonas. O caso ocorreu na manhã do sábado (23).

Morre paciente com Síndrome de Down abraçado por enfermeiro por falta de leito em UTI

O enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, de 38 anos, se aproximou do paciente Émerson Júnior, de 30 anos, que estava com medo de usar a máscara de oxigênio. Com o carinho, o cuidado e o abraço de Raimundo, Émerson ficou mais tranquilo e o procedimento foi realizado.

Em entrevista ao portal UOL, o enfermeiro explicou que o paciente estava muito ansioso. "Como o paciente é especial, ele não entende a importância do tratamento. No caso, a gente precisava ofertar a oxigenioterapia pra ele com a máscara, com aquele reservatório; e ele estava muito ansioso. Então ele me abraçou, e eu consegui tranquilizar ele, chegar mais próximo", disse.

Ainda de acordo com Raimundo, o paciente reagiu bem e está estável.

Sobre a foto

O registro do abraço foi feito pela paciente Mirene Borges Da Silva, de 38 anos, que estava no hospital de campanha também com coronavírus.

"Ele estava tão debilitado, sofrendo naquela hora de agonia. Por falta de ar, ele precisava do procedimento. Mas ele estava de sonda, e doía o nariz dele. Então, o enfermeiro pediu para abraçar o Júnior, dizendo que ele ia ficar bem. Aí o enfermeiro abraçou, e ele ficou ali quietinho. Achei a cena tão linda", disse ela ao UOL.

*Informações do portal UOL