menu

Passagens do transporte intermunicipal sofrem reajuste na Mata Norte e Agreste Setentrional

Valores chegam a sofrer um aumento de 15%

Aumento chega a 15% do valor inicial
Aumento chega a 15% do valor inicial (Reprodução/NE10 Interior)

As passagens do transporte regular intermunicipal de passageiros das linhas que atendem ao interior pernambucano ficaram mais caras a partir desta segunda (25). Para o Agreste Setentrional e Mata Norte, por exemplo, as tarifas das empresas Rodoviária Borborema e Expresso 1002 entram no pacote de aumento. O reajuste de 14,8% foi autorizado pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE). Em nota, as duas empresas ressaltaram que as passagens não sofriam reajuste há 42 meses e que o percentual equivale ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

Sem ampla concorrência nas duas regiões no Transporte Intermunicipal, Borborema e 1002 ocupam as rotas, dividindo espaço com o transporte complementar alternativo (Kombis e Toyotas), os quais não podem entrar na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nas redes sociais, o reajuste gerou diversas opiniões. "Absurdo. Já que vão aumentar a tarifa, que tal melhorar a qualidade do transporte, funcionários e horários dos ônibus?", questionou Renata Mendes na página da 1002 no Facebook. "Oxe, tá caro! Imagina a pessoa que trabalha e vai pra casa toda semana. O dinheiro só dá pra passagem durante o mês", lamentou Lyne Maria.

"Vocês não respeitam a pandemia, ônibus lotado, totalmente sujo. Uma vergonha! Triste depender de vocês pra ir para as cidades da Mata Norte", desabafou Lenize Oliveira. Mas teve passageiro concordando com sugestão: "Acho justo esse reajuste devido ao aumento dos custos operacionais da empresa, entretanto, deveria prestar um serviço de melhor qualidade como a climatização dos veículos e ônibus com motor traseiro para rotas de longas distância, por exemplo", postou HP Lima.

A página da Rodoviária Borborema no Instagram postou a nota do reajuste, mas o espaço para os comentários dos seguidores não ficou aberto.

Veja postagem