Saúde

Secretário de Saúde de PE diz que todos municípios podem começar a vacinar idosos contra covid nesta quarta

André Longo disse que pessoas serão imunizadas com vacinas recebidas nesse domingo

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 26/01/2021 às 11:53
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

O secretário de Saúde do estado, André Longo, disse nesta terça-feira (26) que os munícipios pernambucanos já podem começar, nesta quarta-feira (27), a vacinar idosos com mais de 85 anos contra o coronavírus (covid-19).

De acordo com ele, as pessoas serão imunizadas com as doses da vacina recebidas nesse domingo (24). "Até amanhã, todos os municípios têm total condição de estar iniciando seus planos. Essas pessoas serão imunizadas com as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas no último domingo", disse André Longo em entrevista à TV Globo.

Além disso, o secretário destacou que os municípios devem informar a população corretamente sobre a vacinação. "Devem apostar muito na campanha de comunicação para informar com clareza onde vai estar a vacina e que estratégia os idosos devem adotar para serem vacinados e para que suas famílias possam também ajudar nesse processo", ressaltou.

André Longo ressaltou também a importância de vacinar os idosos: "A gente tem que lembrar que são pessoas muitas vezes com saúde frágil e precisam ter todo um acolhimento diferenciado. É um público muito importante e que a gente precisa ter todo um cuidado especial para vaciná-lo o quanto antes".

Primeira fase de vacinação

Nesta primeira fase de vacinação, o grupo prioritário inclui trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, idosos a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; pessoas de 60 a 74 anos e pessoas com certas comorbidades.