Consultório

Sem carnaval, quando começa o ano do brasileiro? Psicoterapeuta fala sobre procrastinação

Como não deixar pra depois foi um dos temas do Consultório dessa segunda-feira (25)

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 26/01/2021 às 10:46
Marília Banholzer/JC
FOTO: Marília Banholzer/JC

Em entrevista ao Consultório desta segunda-feira (25), o psicólogo Leonardo Morelli, especialista em psicoterapia breve, falou sobre quando começar o ano mesmo sem carnaval. O profissional, que atua em Minas Gerais, participou por telefone.

Questionado sobre quando, afinal, começa o ano para o brasileiro, o especialista alertou sobre a importância de não deixar para depois. "A gente acabou se acostumando com isso, de que o ano só começa depois do carnaval, virou uma cultura nossa. Mas já que agora não teremos esse momento, é importante entender que a vida não parou, que nós temos nossas obrigações e não podemos esperar que algo aconteça para concretizar nossos objetivos. A vida é agora", destacou.

Durante a conversa, Morelli também alerta sobre prestarmos mais atenção naquilo que postergamos. "Se uma pessoa diz que vai parar de fumar, vai voltar pra academia, ou coisa do tipo, e não inicia nenhum desses projetos, é porque ela não quer fazer. A gente precisa se conhecer ao ponto de entender o que de fato nós queremos para, aí sim, conseguir colocar em prática".

O programa também pontuou questões relacionadas aos comportamentos durante a pandemia, especialmente em pessoas com transtornos de ansiedade: "Para o ansioso é muito mais difícil, já que ele não vive no agora e sim no futuro, com a possibilidade do que vai ou não acontecer. Isso gera muita insegurança. A partir do momento em que a gente vive o presente com as possibilidades reais do que eu posso ou não posso fazer ´hoje', a coisa começa a melhorar", disse.

Para o psicólogo, todos nós saíremos diferentes depois que o momento passar. Vale ressaltar que a escuta profissional é de extrema relevância para que o indivíduo consiga se restabelecer e adquirir resiliência. Procurar ajuda psicológica é fundamental.

Sem carnaval, quando começa o ano do brasileiro? Veja entrevista completa