Pandemia

China passa a usar teste retal para detectar Covid-19, diz TV estatal

"Não é muito doloroso, mas é super humilhante", afirma chinês em rede social

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 27/01/2021 às 17:36
Horth Rasur/Shutterstock
FOTO: Horth Rasur/Shutterstock

A China está utilizando testes retais para detectar a Covid-19 em pessoas de risco e nos turistas e viajantes que chegam do exterior. Nas últimas semanas, o país registrou surtos locais que levou as autoridades de saúde a aumentar a testagem das pessoas pelo método PCR.

Em geral, as amostras são retiradas do nariz ou da garganta. No entanto, segundo a emissora pública CCTV, alguns moradores de Pequim estão sendo submetidos a testes retais. Um médico que atuam em um hospital da cidade, disse a emissora que o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.

Os testes retais não foram generalizados porque não são práticos o bastante, visto que a coleta das amostras é inconveniente. Por enquanto, apenas alguns grupos, como os que estão em quarentena em hotéis após chegarem de viagem estão realizando os testes retais.

Testes 

De acordo com autoridades locais, mais de mil crianças e professores foram testados em Pequim pelo ânus, pela garganta e pelo nariz na última semana. Os exames foram realizados após a descoberta de um caso assintomático. 

Na segunda-feira (25), passageiros de um voo de Changchun para Pequim tiveram de desembarcar após a identificação de que uma pessoa de uma área considerada de alto risco para transmissão do vírus estava a bordo.

Segundo a Bloomberg, os passageiros foram levados para um hotel, onde foram coletaram amostras de nariz e do ânus. Nas redes sociais, chineses têm reagido aos testes. "Não é muito doloroso, mas é super humilhante", afirmou um usuário da rede social Weibo.