Saúde

Homem tem redução de câncer após contrair Covid-19, na Inglaterra

Quatro meses após o diagnóstico de Covid-19 exames revelaram a diminuição do linfoma

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 27/01/2021 às 15:40
Getty Images
FOTO: Getty Images

Um homem de 61 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin em estágio III, na província de Cornuália, na Inglaterra teve a diminuição generalizada do câncer após ser diagnosticado com Covid-19. Segundo o periódico British Journal of Hematology, o paciente foi internado com falta de ar e ficou 11 dias na enfermaria, até que foi liberado para se recuperar em casa. 

O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer do sistema linfático, onde estão as células responsáveis pela imunidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença origina-se com maior frequência na região do pescoço e tórax e é mais comum entre homens.

O paciente chegou ao hospital com inflamação nos gânglios e perda de peso. O idoso fazia hemodiálise para insuficiência renal em estágio terminal, após um transplante de rim malsucedido. Logo após o diagnóstico, o homem foi internado com falta de ar, chiado no peito e com pneumonia.

O diagnóstico de Covid-19 foi confirmada após exame de PCR. Também não foram administrados corticosteroides ou imunoquimioterapia, medicamos usados no tratamento do linfoma. Quatro meses depois, os médicos afirmaram que o inchaço dos nódulos havia diminuído. Um exame de tomografia revelou a diminuição generalizada do linfoma.

Diminuição de tumores

A hipótese é de que a infecção por Covid-19 desencadeou uma resposta imune antitumoral, que impede o desenvolvimento de tumores. Além disso, casos de diminuição espontânea já haviam sido descritos, porém com outras infecções de pneumonia infecciosa e no contexto do linfoma não Hodgkin de alto grau.

* Com informações da CNN