Consultório

O que causa acne? Veja cuidados para ter uma pele livre de espinhas

Especialista dá dicas de como conviver com as temidas erupções na pele

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 01/02/2021 às 16:17
NOTÍCIA
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior
Leitura:

Para encerrar a semana de entrevistas, Samara Pontes conversou com a dermatologista Juliana Lyra. “Acne: causas e tratamentos” foi o assunto do Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, nessa sexta-feira (29). A médica abordou as principais questões relacionadas ao tema, inclusive as queixas de muitos pacientes que passaram a ter o problema devido ao uso de máscaras.

A especialista explicou que é importante ficar atento aos primeiros sinais de acne para procurar ajuda e evitar problemas maiores. “É muito importante você saber quando procurar o cuidado com um especialista. As espinhas normalmente aparecem na adolescência com a oleosidade da pele, depois com o surgimento de cravos, partindo então para uma inflamação que levam a acne”, pontuou.

As causas da acne são diversas, desde a hereditariedade até fatores ambientais. “Normalmente a idade é o grande fator por causa das alterações hormonais que vão fazer aumentar o sebo do rosto. Genética e alimentação também são outras causas de espinhas.” Com relação a acne adulta, a médica alerta que esse é um grande desafio nos dias atuais, especialmente para as mulheres. “Têm pessoas apresentando acne com 30, 35 e até 40 anos de idade, principalmente na região de mandíbula e queixo. Geralmente esse é um problema que se dá por causa, por exemplo, de distúrbios endócrinos ou a Síndrome do Ovário Policístico”, destaca.

O uso de máscaras de proteção vem trazendo alguns inconvenientes também. Muitas pessoas se queixam, desde o início da pandemia, que notaram o surgimento de espinhas nos locais em que a máscara protege. “Nós orientamos que independente disso deve-se usar a máscara, mas dá pra amenizar com algumas medidas: a máscara deve ser sempre higienizada e trocada a cada duas horas; utilizar tecidos mais leves; evitar o uso de maquiagem nessa região que já está abafada e ter cuidados diários com a pele. Uma rotina de skincare é interessante”.

Vale lembrar que procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento é essencial. Como as causas são diversas, é importante que haja essa averiguação junto com um profissional habilitado.

O que causa acne? Veja entrevista completa

Mais Lidas