Saúde

O que causa perda auditiva? Especialista tira dúvidas

O profissional tirou as principais dúvidas sobre perdas auditivas, especialmente suas causas, diagnóstico e tratamento

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 02/02/2021 às 16:24
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Iniciando a semana no programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, a radialista Samara Pontes conversou no estúdio com o otorrinolaringologista Fernando Câmara. O profissional tirou as principais dúvidas sobre perdas auditivas, especialmente suas causas, diagnóstico e tratamento.

É comum as pessoas notarem uma perda auditiva quando isso acontece de forma abrupta, mas para quem vem densenvolvendo uma perda gradual fica difícil de notar, uma vez que nos acostumamos a "ouvir mal". "Você também percebe, por exemplo, quando essa perda acontece de um lado só, até mesmo quando se está usando o celular e nota a diferença no volume de um dos lados. Quando essa perda é lenta, muitas vezes os outros percebem mais do que nós mesmos. É preciso prestar atenção a esses avisos", destaca.

São muitas as causas para o desenvolvimento de uma perda auditiva, o profissional alerta para os fatores que podem ser evitados: "Muita gente usa o chamado 'cotonete', mas não deveria. Ao invés de limpar, você está empurrando a cera para dentro do ouvido, o que pode causar um acúmulo gerando alguma perda de audição. Usar fones de ouvido muito altos também pode levar a isso, além de outras patologias mais sérias que acometem o ouvido".

Na conversa, Câmara abordou os avanços na medicina no intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente com perda auditiva: "A gama de tratamento hoje é bem ampla. Dependendo do problema que ocasionou a perda, temos várias soluções muito eficientes; desde uma simples redução do cerume, passando pelo uso de medicamentos e até mesmo as opções cirúrgicas. Em alguns casos, crianças e até mesmo adultos podem ser submetidos ao implante coclear que é muito eficiente em casos mais severos", finalizou o especialista.

Quer saber o que causa perda auditiva?