Viralizou

Vídeo: mulher grava comboio do golpe militar em Mianmar

Instrutora de aeróbica fazia coreografia em frente ao parlamento e não percebeu o golpe militar

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 02/02/2021 às 18:11
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O vídeo de uma instrutora de aeróbica viralizou nas redes sociais no início desta semana. Na segunda-feira (1º) Khing Hnin Wai estava gravando uma coreografia em frente ao prédio do parlamento em Mianmar enquanto o golpe militar acontecia atrás dela.

A mulher não pareceu notar as sirenes ou o comboio atrás dela. O Exército birmanês deu um golpe de Estado depois de anos de poder compartilhado entre o governo civil de Aung San Suu Kyi e os militares, ainda muito poderosos no país.

O exército prendeu a nobel da Paz Aung San Suu Kyi e o presidente Win Myint, declarou o estado de exceção por um ano e colocou generais em cargos-chave.  Os militares estão há semanas denunciando fraude eleitoral nas eleições legislativas de novembro, vencidas por ampla maioria pela Liga Nacional para a Democracia (LND), o partido de Aung San Suu Kyi.

Os soldados continuam mobilizados na capital, Naypyidaw e também cercaram os edifícios onde os parlamentares moram. O exército prometeu celebrar novas eleições “livres e justas” após o estado de emergência de um ano, mas os birmaneses expressam pessimismo. Os generais permanecem em silêncio diante das fortes condenações do exterior.

* Com informações da AFP

Veja