A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Operação Desmame” na manhã desta quarta-feira (3) para apurar suspeita de crimes contra administração pública e lavagem de dinheiro relacionados a contratos de fornecimento de medicamentos e material hospitalar ao município de Timbaúba, entre 2013 e 2016.
De acordo com a PF, a investigação começou com a instauração de inquérito policial há quatro anos, após o recebimentos de uma denúncia anônima. Foi averiguado a procedência das informações, sobre o direcionamento em licitações, com favorecimento a uma distribuidora sediada em Timbaúba, além de irregularidades na execução de contratos que contavam com aporte de recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nas investigações, a polícia confirmou algumas das denúncias. Foi averiguado que, no período dos contratos com o município de Timbaúba, a distribuidora teria realizado diversas transações financeiras com empresas do grupo empresarial de um dos prefeitos da cidade na época.
Alvos da operação
Ainda segundo a PF, os alvos da operação são políticos, empresários, servidores e ex-servidores da Prefeitura de Timbaúba, dentre os quais os prefeitos do município do período sob investigação.
Os mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos em dez endereços no Recife, em Olinda e em Timbaúba. Fazem parte da ação aproximadamente 50 policiais federais.